domingo, 5 de maio de 2013

No rádio a cultura de paz e não-violência


Vista do Rio Capibaribe, a partir da varanda do Recife Plaza Hotel, no Centro.

A cidade do Recife recebeu no último final de semana (de 26 a 28 de abril) a oficina de sensibilização de radialistas para a cultura de paz e a prevenção da violência contra crianças e adolescentes, uma realização do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Da oficina participaram 70 radialistas de todos os nove Estados da região Nordeste, incluindo uma delegação que veio do Mato Grosso. O encontro teve representantes de rádios públicas, educativas, comerciais, religiosas, rádios-web, comunitárias e rádio-escolas.

Além de palestras sobre a violência estrutural na sociedade, os direitos da infância e da juventude, a comunicação para a paz e os direitos humanos, proferidas por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Fiocruz e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), os radialistas tiveram um encontro produtivo para ampliar conhecimentos, trocar experiências e fazer produções conjuntas nessa área. A turma foi dividida em equipes para trabalhar a temática em spots, jingles, radiodramas, programetes, aplicando com criatividade a linguagem do rádio nas gravações.

Os radialistas aprenderam que devem orientar a população nos seus programas de rádio sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes. Nos casos de violência física e psicológica, abuso sexual e exploração do trabalho infantil, devem ser encaminhadas as notificações nas unidades de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), e as denúncias deverão ser direcionadas para os Conselhos Tutelares dos municípios, o Ministério Público, a Defensoria Pública, e gratuitamente pelo telefone Disque 100, resguardando o sigilo da fonte.

Todos os participantes saíram motivados da oficina para serem articuladores em redes para os direitos humanos, multiplicadores nos seus locais de origem dessa metodologia de utilizar o rádio para mobilizar a sociedade para a prevenção da violência e a promoção de uma cultura de paz para crianças e adolescentes, o presente e o futuro do nosso país.


Abertura da oficina na noite de 26 de abril, no Recife Plaza Hotel, com Mara Regia (EBC)

Dra. Rachel Niskier (Fiocruz) profere palestra sobre saúde pública,
 violência estrutural e os direitos da infância e da juventude

Os radialistas entrevistam Gilvani Granjeiro (Ministério da Saúde)
sobre o papel do rádio na garantia de direitos de crianças e adolescentes.


Delegação do Ceará na oficina, com representantes de Fortaleza, Quixadá, Horizonte,
Altaneira e Nova Olinda. Na foto, também estão Gil Costa (PI) e Mariana Simões (RJ)


Vista do passeio de catamarã no Rio Capibaribe, a partir da charmosa
Rua da Aurora, no Centro do Recife. Ao fundo, prédios históricos como o
Palácio Campo das Princesas, o Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça de Pernambuco.


Texto e fotos:
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: