segunda-feira, 11 de março de 2013

Culinária Árabe em Fortaleza


Para quem quer conhecer a culinária árabe para além de esfirras e quibes de fast food, uma boa pedida para o público fortalezense é o restaurante Kebab House. É um local agradável, bem localizado e com uma comida saborosa, refrescante, temperada e inusitada com os sabores do Oriente Médio. O kebab é um preparado de carne com vegetais, assada em espetos giratórios, conhecido como "churrasco grego", apesar de ter se espalhado a partir da Turquia até alcançar o Mundo Árabe, o Mediterrâneo, a Europa e as dunas escaldantes do Ceará.



O Kebab House tem dois ambientes, um externo com música ao vivo e outro interno, como representado na foto acima, espaço acolhedor e intimista, com vista para a cozinha, separada dos curiosos clientes por um fino vidro. Para os mais detalhistas, é uma experiência gastronômica de viajar no imaginário para outro continente, uma aventura do paladar que começa ao ver a coleção de belas tapeçarias, as cores exuberantes dos mosaicos e o trabalho das mãos hábeis dos cozinheiros do restaurante.

Porção de kebab de faláfel, recheio de
bolinhos de grão -de-bico e vegetais.

Um bom pedido para um casal dividir num jantar romântico é uma porção de kafta, uma espécie de almôndega de carne bovina repleta de especiarias como orégano, cominho e canela. Como acompanhamento da kafta, tabule e cuscuz marroquino completam o prato. Azeite, molhos de mostarda e mel, pimenta, tahine (óleo de gergelim com limão) e iogurte com alho são fundamentais para adicionar sabores leves e inesperados alternadamente a cada garfada. Uma delícia também é o kebab vegetariano de faláfel, com recheio de grão-de-bico e purê de alho, enrolado em uma fina camada de pão sírio (pão-folha), tendo um copo de suco de abacaxi com hortelã do lado. 


No cardápio desse restaurante que investe na gastronomia de nicho, que busca a especialização em determinado produto - como no caso do kebab, há outras opções para os amantes da culinária árabe, como hommus (pasta de grão-de-bico), coalhada seca, babaganuche (pasta de beringela com gergelim), carne de cordeiro, kebabs salgados e doces. É um cardápio diversificado para ser explorado em visitas posteriores. 



Para encerrar, uma foto do sorvete de figo, excelente opção de sobremesa para encerrar com chave de ouro um jantar que recomendamos no Kebab House. Uma culinária para ser apreciada sem pressa, saboreando cada nota de surpreendente sabor das especiarias orientais, com o prazer de uma boa companhia.


Serviço
Kebab House - Kebaberia e Bar
Avenida Santos Dumont, 1957 Loja 10 - Esquina com a Avenida Barão de Studart
Aldeota - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 4141-3704

Horário de funcionamento:
Terça à quinta - de 18h à 1h
Sexta e sábado - de 18h às 3h
Domingo - de 18h à meia-noite


Texto e fotos:
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador


Obs: Visita realizada ao Kebab House no último dia 16 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário: