domingo, 16 de dezembro de 2012

"Ciliares" chega ao Uruguai


A música não possui fronteiras, pois ela comunica sentidos e sentimentos diretamente para a alma. Atravessa os nossos corpos e sensibiliza a escuta. E mesmo quando a música encontra resistências no cenário cultural restrito de uma determinada localidade, é como se ela se expandisse à procura de oxigênio e renovação. Foi assim que "Ciliares", uma composição instrumental para violão de minha autoria, conseguiu viajar desde Fortaleza para chegar às ondas da Rádio Comunitária El Chasque FM, do distrito de Cerro Pelado, de Rivera, no Uruguai.

A partir de encontros no II Seminário Latino-Americano de Rádio e Educação, realizado em novembro de 2012 em Fortaleza, professores e radialistas do nosso continente puderam trocar experiências sobre o panorama do rádio educativo na América Latina. E dentre essas trocas, situamos naturalmente o compartilhamento da diversidade musical dos nossos países, os hermanos latino-americanos. Talvez por intermédio dos encontros entre as músicas desses vizinhos geográficos é que se pudesse realizar o antigo sonho de fraternidade e de integração cultural e política do visionário Simón Bolívar. Um vínculo sem dúvida muito mais forte do que o mero acordo comercial do bloco econômico do Mercosul.

"Ciliares" havia sido classificada em 2º lugar na categoria Música Instrumental do I Festival de Música da Rádio Universitária FM do Ceará em 2010, e posteriormente lançada em um CD em uma lista de dez músicas vencedoras do evento. Desde já, agradeço ao professor Julio Correa pela oportunidade de intercâmbio cultural e de diálogo com a produção contemporânea da música latino-americana. Vamos ouvir o encerramento do programa "3º Bloque Informativo", de 14 de novembro de 2012.





"Ciliares" está presente no repertório de "Jornada", segundo disco da minha carreira, que vou lançar este mês no Theatro José de Alencar.


Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador


Nenhum comentário: