quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bom Som nº 2

 
  Marco Leonel Fukuda
 
Música na universidade

O Festival UFC de Cultura está com inscrições abertas para a V Mostra Universitária de Bandas até o dia 27 de setembro. A edição deste ano do maior evento cultural do calendário acadêmico da Universidade Federal do Ceará terá como tema “Pão, Modernismo e revoluções na arte brasileira”, inspirado em movimentos de vanguarda como a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 1922. Os interessados, antes de submeter três músicas autorais para a seleção, deverão refletir sobre os trabalhos para se afinarem com os ideais defendidos por esses movimentos, como a originalidade, o senso crítico e a valorização da diversidade das culturas local e nacional. A música no Ceará passa por uma fase em que debates nessa linha são imprescindíveis, e os organizadores desse evento na UFC devem ser cumprimentados por colocar novamente em pauta a renovação contínua e necessária historicamente no campo das artes. Para as próximas seletivas dos dias 3 e 5 de outubro, há critérios curiosos como a obrigatoriedade de, no mínimo, um integrante de cada banda ser aluno regularmente matriculado na UFC. 


Empreendedores do som

A Feira do Empreendedor acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no novo Centro de Eventos do Ceará. A programação de oficinas, cursos e palestras trará aprimoramento para músicos, sonoplastas, técnicos de áudio e produtores culturais nas áreas de economia criativa, empreendedorismo e sustentabilidade. Os empreendedores do campo sonoro poderão se direcionar para o setor de registro de microempreendedor individual (MEI), promovido pelo SEBRAE. A formalização como prestador de serviços de produtor musical e professor de música gera o número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), redução de impostos e facilidade de crédito. Autonomia que só se percebe na emissão de nota fiscal própria, sem descontos e porcentagens de atravessadores no limite anual de R$60 mil para a execução de projetos. Aos trabalhadores do som com vocação empreendedora, fica o recado de uma oportunidade imperdível para promover a dinamização das redes de negócios e das cadeias produtivas. 


Portal do Rádio

O aniversário de 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil  - celebrado no último dia 7 de setembro  foi a data escolhida para o lançamento do Portal do Rádio pelo grupo de pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, em Congresso Nacional de Comunicação da entidade realizado em Fortaleza. O portal passa a ser referência em artigos de pesquisadores brasileiros da radiofonia, além de agregar links e materiais de interesse dessa área. Ficam à disposição do público em www.portaldoradio-intercom.ufba.br preciosas indicações de leitura e de áudios de produções de rádio para fortalecer os estudos e a escuta desse meio de comunicação tão importante para a sociedade brasileira. Apesar de recém-inaugurado e ainda em processo de construção, o portal condensa conteúdos, orientando estudantes e profissionais a conhecer mais sobre rádio. 


Rádio e novos compositores

A estudante de Jornalismo Tainara Carvalho apresenta na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, a defesa da monografia de conclusão de curso sobre a relação entre o movimento Bora! Ceará Autoral Criativo e a Rádio Universitária FM. A maneira como uma nova geração de músicos cearenses buscou uma rádio pública e educativa para divulgar composições e dinamizar a cena musical de Fortaleza é uma tônica na pesquisa de Tainara, orientada pela professora Deisimer Gorczevski, do Instituto de Cultura e Arte da UFC. É a academia se debruçando para ouvir e analisar a produção da música contemporânea, em trabalhos com uma atualidade pulsante, sintonizados de fato com músicas que versam sobre a nossa cidade e os nossos dias. 


Sinfonias abertas

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE, antiga Orquestra Contemporânea do Ceará) realiza a série Concertos Sinfônicos na última terça-feira de cada mês no Theatro José de Alencar. O concerto da próxima terça-feira, 25 de setembro, 19h, terá a regência do maestro convidado José Renato Accioly. A entrada é franca. A OSUECE, junto com as orquestras Eleazar de Carvalho e Filarmônica do Ceará, fortalece a cultura de música instrumental em grandes conjuntos no nosso estado, formando plateia por não só executar os clássicos europeus, mas também compositores brasileiros e nordestinos. Valorizar o local e o regional no repertório não é somente uma opção estética, mas sobretudo uma decisão política, um compromisso dessas orquestras, que recebem apoio e recursos das Secretarias de Educação e de Cultura.


Pulsações

O fotógrafo cearense Rodrigo da Frota está com a exposição “Pulsações” em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) até o dia 7 de outubro. Há diálogos consistentes entre a fotografia, a vídeo-arte, as instalações e o audiovisual. Pela fechadura de uma porta, Frota mostra o subúrbio da Índia e nos leva a viajar para esse país exótico por conta da gravação do som ambiente daquele lugar. Outra obra que desperta nossa curiosidade auditiva é “Pulsação”, que mescla projeções e um aquário de sereias e peixes sonorizado com um nostálgico e comovente tango. “Pulsações” consegue avivar a imaginação, encantando olhos e ouvidos. A exposição pode ser visitada na Avenida Washington Soares, 1321, no bairro Edson Queiroz, de terça a sexta de 8 às 18 horas, aos sábados e domingos de 10 às 18 horas. 


Batuta da flauta

A rádio Batuta do site do Instituto Moreira Salles (IMS) homenageia o flautista e compositor Altamiro Carrilho (1924-2012) na série especial Os Batutas. Carrilho faleceu aos 87 anos no dia 15 de agosto devido a problemas pulmonares. Porém foi um músico de fôlego, compositor de mais de 200 músicas, ícone da flauta nacional, seguindo o caminho de sopros melódicos de Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda. Os fãs do mestre Altamiro e entusiastas da música instrumental podem acessar a série no endereço www.ims.uol.com.br/radiobatuta

Nenhum comentário: