sábado, 17 de setembro de 2011

Banaína, a nova bebida da cultura cearense

Fonte: www.docespontinhos.com
"Banana é o pau que rola", esse é um ditado popular antigo, para se referir à banana como algo trivial, comum, uma fruta acessível, barata, que se planta praticamente em qualquer lugar, "que faz é lama", citando mais uma gíria do linguajar cearense. Banana é uma fruta que está presente desde a região do Maciço de Baturité, próxima à serra de Guaramiranga até às brenhas da América Latina, descritas nas obras literárias de escritores como Gabriel García Márquez. Comentei com a Camila Mont'Alverne, minha colega de sala no curso de Jornalismo da UFC e colaboradora do site A Preço de Banana, que, por exemplo, no Japão (terra da minha família paterna) banana, assim como manga e outras frutas tropicais são extremamente caras, utilizadas até para dar presentes, e o referencial de "a preço de banana" muda radicalmente.
Fonte: www.sociedadeblog.blogspot.com
Pois bem, um belo dia, recentemente, dona Junia volta do trabalho de campo no interior, e traz três garrafas de suco de banana clarificado. Aqui em casa, todo mundo achou curioso o conteúdo dessas garrafas vindas de Pacajus. Suco de banana, como era possível?

Foto: Marco Leonel Fukuda
 Já tínhamos experimentado banana em outros formatos: doce de banana, bananada (que aqui no Ceará, não é o doce de banana como se chama no centro-sul do Brasil, mas a vitamina feita no liquidificador), banana caramelizada, banana no meio da comida do almoço (aquele toque agridoce), banana no café-da-manhã, na merenda. Mas o suco de banana clarificado era algo inédito para nós. Colocamos na geladeira para resfriar e, em seguida, experimentarmos a exótica bebida. Provamos e tinha gosto, pra quem se lembra, daquelas antigas balas chitas de banana (ou bombons, na fala cearense), mas no estado líquido. É um suco saboroso e tem gosto de infância.

Decidi chamar a bebida de banaína, para comparar com o mesmo sufixo do nome da cajuína, que é o suco de caju também clarificado, bebida homenageada por Caetano Veloso e devidamente incorporada à nossa cultura nordestina, cearense. A banaína é mais um produto derivado dessa fruta tão presente no nosso cotidiano. É um alimento tão nutritivo que se transfigura, que muda de estado físico, para, assim como a sua prima cajuína, se tornar atrativa para o paladar dos cearenses e parte da cultura brasileira, um patrimônio nacional.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Nenhum comentário: