sábado, 27 de agosto de 2011

Vídeos de narrativas do tempo

Esses dois vídeos a seguir contam belas histórias do tempo vivido, de uma técnica narrativa possível no audiovisual de contar vários anos transcorridos em alguns quadros de poucos minutos.

O primeiro é uma publicidade institucional da operadora telefônica Vivo, que faz uma espécie de videoclipe e curta-metragem da música Eduardo e Mônica de Renato Russo e da banda Legião Urbana. Nesse primeiro vídeo, a história de um dos casais mais famosos da música brasileira é contada de maneira muito criativa. A sensação de quem viu o vídeo da Vivo e já conhecia a música, cantava a letra de cor com o acompanhamento do violão é a mesma de quem vê no cinema a adaptação de um dos seus livros prediletos. Os personagens Eduardo e Mônica passam por situações cotidianas engraçadas e vão quadro-a-quadro construindo a sua história de amor. Equipamentos tecnológicos como celulares, tablets, videogames interativos, modens de conexão de Internet 3G são incluídos na história, como promoção dos serviços da empresa e uma releitura contemporânea de um dos sucessos da música brasileira dos anos 1980. O curta-metragem da Vivo foi feito para uma campanha publicitária para o Dia dos Namorados de 2011, é um sucesso de exibições do YouTube e foi produzido pela O2 Filmes e Agência África, dirigido por Nando Olival. Confira:


O segundo vídeo criativo de narrativa temporal a ser recomendado para os leitores-internautas do blog Cultura Ciliar é um trecho do filme de animação Up! Altas Aventuras dos estúdios Pixar e da Disney. No filme, o viúvo e aposentado Karl Friederickson amarra balões na sua casa para realizar um dos seus sonhos de infância, que era compartilhado com a sua recém-falecida esposa Ellie. O explorador de aventuras Russell (um escoteiro ou boy scout), que queria fazer uma boa ação e ajudar um idoso, se junta a Karl nessa aventura de voar na casa-nave até alcançar o "paraíso das cachoeiras" numa floresta tropical. O segundo vídeo a seguir relaciona vários anos do casamento feliz de Karl e Ellie, de momentos como a cerimônia na igreja, os pique-niques no parque e o enxergar desenhos nas nuvens, ato típico de casais apaixonados. Apesar de ser feito para crianças, o filme lida com questões difíceis até para adultos, como uma gravidez interrompida por aborto espontâneo e a morte de Ellie, a companheira de Karl. Up! é um belo longa-metragem de animação, muito verdadeiro para com as fases que passamos na vida e a necessidade humana de acalentar projetos e sonhos da infância e da juventude. Confira:


Site oficial do filme UP! Altas Aventuras: http://www.disney.com.br/filmes/dvd/up/index.html

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Nenhum comentário: