quinta-feira, 31 de março de 2011

Rádio - Perfil Sonoro Especial Dominguinhos



Atividade proposta pelo professor Nonato Lima, na disciplina Introdução às Técnicas Jornalísticas - Módulo de Rádio, no 3° semestre do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gravado no Laboratório de Rádio do Curso de Comunicação Social da UFC.
Fortaleza, 16 de março de 2011.

Alunos: Beatriz Cavalcante, Ed Borges, Marco Leonel Fukuda, Renan Campelo e Tamara Lopes.

PERFIL SONORO ESPECIAL DOMINGUINHOS - Roteiro de Programa Radiofônico

Radiodocumentário / Programete de rádio (5 minutos de duração) em homenagem aos 70 anos de vida do músico e compositor Dominguinhos.

TÉCNICA - Vinheta de Abertura –

Música “PEDRAS QUE CANTAM” (Dominguinhos / Fausto Nilo) – Introdução instrumental

LOC1: Está começando agora uma nova edição do PERFIL SONORO, um programa de rádio que fala da vida e da obra do seu artista preferido em 5 (cinco) minutos.

Com apresentação de...

LOC2: Beatriz Cavalcante

LOC1: e Marco Leonel Fukuda.

LOC2: O homenageado do nosso PERFIL SONORO de hoje é um dos maiores instrumentistas nacionais, cujo trabalho também é reconhecido mundo a fora, e que completou em 2011 70 anos de vida. Estamos falando do ilustre Dominguinhos.

Termina “PEDRAS QUE CANTAM” – 5 segundos para respiração dos locutores, ouvimos curto trecho da música. Os BGs do programa são trechos musicais que têm duração aproximada entre 30 a 40 segundos.

Não há BG nas próximas três falas.

LOC1: José Domingos de Moraes nasceu no ano de 1941, em Garanhuns, interior de Pernambuco. Como muitos nordestinos, enfrentou várias adversidades em sua infância.

LOC2: Para ajudar no sustento da família, tocava pandeiro junto com seus dois irmãos em feiras e em entradas de hotéis da cidade. O chapéu de couro recebia as moedas das contribuições de pessoas que circulavam pela feira, e garantia a sobrevivência da família.

LOC1: Foi em frente a um desses hotéis que, aos sete anos, Dominguinhos conheceu o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se encantou pelo talento do menino. Mais tarde, Gonzaga se tornaria seu grande padrinho, cujo apoio foi essencial no começo de sua carreira musical.

BG - Música “FORRÓ NO ESCURO” (Luiz Gonzaga) – 1ª música de Luiz Gonzaga gravada por Dominguinhos. Na falta dela, podemos colocar outra música de Gonzaga na qual Dominguinhos atue como intérprete.

LOC2: Aos 16 anos, morando já no Rio de Janeiro junto ao mestre, era considerado pelo próprio Gonzaga seu herdeiro artístico. Em 1964, Dominguinhos lançou o seu primeiro disco, intitulado “Fim de festa”, cujo repertório é composto por músicas do ritmo herdado do seu tutor.

LOC1: Dominguinhos acrescentou novos ingredientes ao baião preparado por seu padrinho, mesclando o xote, o xaxado e o forró nordestinos com outros estilos que compõem o cenário musical brasileiro, como a bossa nova e o choro, e com ritmos advindos de outros países, como o jazz.

BG – Música “DE VOLTA PRO ACONCHEGO” (Dominguinhos / Nando Cordel)

LOC2: Apesar de ter começado no pandeiro, o músico pernambucano encontrou sua máxima expressão artística na sanfona. Pela forte veia de instrumentista, o processo criativo da maioria de suas composições se inicia pela melodia, sendo várias as vezes em que as letras foram criadas em parceria com outros grandes artistas, tal qual Fausto Nilo, Anastácia e Manduka, nunca deixando de lado, porém, de cantá-las no palco. Fez participações com aproximadamente 200 artistas, como Fagner, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico Buarque e Waldonys.

BG – Música “ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS” (Dominguinhos / Nando Cordel)

LOC1: Dominguinhos conquistou ao longo dos anos grande destaque na música popular brasileira, por sua longa discografia, pela importância de suas obras e pelo seu talento como um músico de espírito universal, orgulhoso das raízes nordestinas. Ganhou prêmios como o Grammy Latino de 2002, o Prêmio TIM de Música Brasileira de 2007 e o Prêmio Shell de Música de 2010.

BG – Música “EU SÓ QUERO UM XODÓ” (Dominguinhos / Anastácia)

LOC2: Ainda hoje continua em atividade, fazendo parcerias com diversos músicos, dentre os quais destaca-se sua filha, Liv Moraes. Ela é uma das participações confirmadas no projeto de gravação do primeiro DVD ao vivo de Dominguinhos, que comemora seus 50 anos de carreira.

LOC1: Esse foi o PERFIL SONORO em homenagem a sete décadas de vida de Dominguinhos, repletas de uma musicalidade genuinamente brasileira, que, mesmo pelo regionalismo, ilustra a essência do nosso plural Brasil, do sul ao norte, do nordeste ao coração do país.

BG – Finalização – Introdução instrumental de “EU SÓ QUERO UM XODÓ”

LOC2: No programa de hoje, escutamos as músicas:

“Pedras que cantam”, de Dominguinhos e Fausto Nilo, na voz de Fagner.

“Forró no escuro”, de Luiz Gonzaga, com ele.

LOC1: “De volta pro aconchego”, de Dominguinhos e Nando Cordel, com Elba Ramalho.

“Isso aqui tá bom demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel, com Dominguinhos.

“Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e Anastácia, com Rastapé.

LOC2: PERFIL SONORO especial Dominguinhos

Produção de texto – Ed Borges e Tamara Lopes

LOC1: Apresentação – Beatriz Cavalcante e Marco Leonel Fukuda

Seleção e edição de áudio – Renan Campelo

Nenhum comentário: