sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Blogs Irmãos - Nova coluna do Blog Cultura Ciliar


O Blog Cultura Ciliar - Conciliar a Natureza com a Cultura lança a sua mais nova coluna - Blogs Irmãos -, na qual serão abordados blogs e suas temáticas que dialoguem com o trabalho realizado no blog Cultura Ciliar. Na coluna Blogs Irmãos, o proposta é buscar a interação e a integração possíveis entre os blogs.

Vivemos em uma época de intenso fluxo de informações, com uma quantidade enorme de conteúdo virtual crescente a cada dia. É tanta informação simultaneamente transmitida, que os veículos de comunicação buscam meios de seduzir os receptores de suas mensagens, de gerenciarem constantemente a atenção do leitor/ouvinte/telespectador. Em tempos de abundância de conteúdo na Internet, ocorreu um processo que gerou ilhas de sites, arquipélagos de blogs, e nós, blogueiros, leitores-internautas, seres da blogosfera, comunicadores, produtores de conteúdo precisamos construir portos, pontes, vias de acesso, pontos de contato entre os nossos blogs.

A coluna Blogs Irmãos se propõe a ser um desses espaços para trocas de ideias, de experiências, trazendo sugestões de blogs, portais, páginas que abordem assuntos sobre cultura, linguagens artísticas, cotidiano e meio ambiente.

Os passeios pela internet continuam, evidentemente, através do hiperlink, de ferramentas de busca; o Cultura Ciliar possui o desejo e o interesse de condensar conteúdos, de abrir caminhos, de despertar a curiosidade, facilitando esse trânsito virtual.

Os blogs, que começaram como diários virtuais, são hoje fontes de conhecimento, ferramentas poderosas de comunicação. Vários internautas e um grande número de instituições estão aderindo aos blogs, a novas modalidades de linguagem escrita, de formatos de textos. A sofisticada linguagem das ciências da computação é simplificada no blog, para que quem não entende nada de programação, mesmo assim ainda possa se comunicar através dos blogs. Hoje em dia, vale postar um cartaz ou uma foto com pequenos comentários, que já se caracterizam como postagens. Há blogs com postagens diárias, semanais, mensais, e tudo isso tem modificado a dinâmica da comunicação pela Internet atualmente.

A grande mídia, com a sua pressa voraz de produzir noticiários todos os dias (a qualquer momento da programação regular com plantões inesperados), trata muitos assuntos superficialmente. Restrições de quantidade de caracteres (tamanho, extensão de textos), segundos de transmissão radiofônica ou de reportagem televisiva são comuns nos meios massivos de comunicação. Existe um desequilíbrio entre o entretenimento e a informação. Programas de entrevistas, documentários, noticiários perdem cada vez mais espaço e audiência para reality shows, seriados e novelas.

A mainstream media também se omite, se cala covardemente ao deixar de tratar de determinadas temáticas, de não noticiar certos acontecimentos por interesses excusos, lobby, pressão de patrocinadores, poderio econômico e político. Como manter a credibilidade, a precisão da notícia, o compromisso com a informação e a verdade dos fatos, tendo em vista todos esses fatores limitantes?

A partir desse panorama, os blogs se tornam veículos de mídia alternativa, com a possibilidade de serem bem mais isentos do que os meios tradicionais da grande mídia de massa (jornais, rádios, emissoras de TV e seus respectivos suportes de Internet). Podem trazer informações esquecidas ou de fato ignoradas pelos meios massivos (por isso que insistimos em denominar a mídia alternativa, a que dá mais opções para quem lê, para quem acessa aprender sobre o mundo e formular opiniões próprias).

Os blogs são páginas virtuais abertas para a democratização da comunicação. Mais gente pode se colocar na posição de emissores das relações comunicativas, gerando mensagens, conteúdos. Os blogs estão conectados com redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook, além de outras ferramentas, nesse complexo processo de convergência tecnológica dos meios e da aldeia global de Marshall McLuhan.

Os blogs são bem mais ágeis para divulgar programações culturais, para convidar as pessoas para eventos, para disponibilizar postagens de apreciações críticas (resenhas, crítica de arte). Podemos também redigir textos de gêneros jornalísticos como notícia, artigo de opinião, editorial, entre outros. A publicação e a atualização dos textos são imediatas. Não há limitação para tamanho dos textos, uma vez que este texto já teria extravazado bastante o padrão da mídia convencional. Em um blog, há mais tempo para analisar antes de escrever, com espaço para reflexões pertinentes sobre o que acontece na cidade, na política, na economia, na cultura, na vida humana em geral.

É um desafio administrar um blog, é uma tarefa de persistência e de disciplina para manter a alimentação de conteúdo, para transformar em postagens novas ideias, curiosas observações cotidianas e acontecimentos interessantes. Isso é o que motiva o blog Cultura Ciliar a celebrar um ano de existência e também de continuar inovando na sua produção de conteúdo, agora com a nova coluna, Blogs Irmãos.


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo.

Nenhum comentário: