quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Guarda-chuva nos resguarda mesmo da chuva?




O guarda-chuva é uma das maiores mentiras já inventadas pela humanidade. É um artifício engenhoso, mas ineficaz, enganoso, contraditório, apesar de seus nobres propósitos e de sua boa intenção de nos guardar da chuva, de nos resguardar de gripes, resfriados e pneumonias, de nos manter secos enquanto nos deslocamos até o colégio, a faculdade ou o trabalho. Sinceramente, alguém já conseguiu essa proeza, essa façanha, esse feito heróico e inédito?

Não é o que se tem visto nesses últimos dias de chuva, de verdadeiras tempestades. O guarda-chuva, ardiloso e sarcástico, obviamente não tem contribuído para como o nosso dia-a-dia. Ironicamente, ele zomba de quem não pode se molhar nos seus trajetos, de quem precisa chegar seco a um entrevista de emprego, a uma reunião importante de negócios ou à aula de um professor exigente. Ainda que o tenhamos à mão, ou guardado na mochila, na bolsa, continuamos a chegar ofegantes, encharcados, ensopados, deixando poças d'água como rastros nossos pelos caminhos, pelos azulejos polidos do escritório, pelo tapete felpudo da sala da casa da sogra.

Sofremos reprovação social por nos apresentarmos molhados nas ocasiões cotidianas. A culpa nunca é do guarda-chuva, do trânsito congestionado, ou do motorista sacana que passou intencionalmente naquela poça para nos dar um banho indesejado. É nossa mesmo, afinal, quem mandou comprar esse artefato imprestável daquele camelô suspeito ou naquela liquidação da loja de departamentos? E é fardo para quem é menos favorecido - dureza que vem da liseira -, pois tem que andar apertado no coletivo lotado, caminhar vulnerável em calçadas enlameadas (e até inexistentes em alguns casos), receber sol e chuva diretamente na testa. Quem não se molha é quem tem carro, motorista, e dinheiro para pegar um táxi ou pagar a taxa do estacionamento coberto.

28 de maio de 2009

Marco Leonel Fukuda é músico e estudante de Jornalismo.

Foto: http://www.achamarteblogspotcom.blogspot.com/

Nenhum comentário: