sábado, 22 de janeiro de 2011

Gastronomia - Restaurante Dona Chica




Para quem anda diariamente pela Avenida da Universidade, pelo Centro de Humanidades da UFC, pelo tradicional bairro do Benfica em Fortaleza, há uma nova opção de restaurante, recém-inaugurado em 2010. É o Dona Chica, que traz uma proposta de fusão culinária da deliciosa comida caseira com uma balanceada variedade de saladas, além de espaço cultural de galeria para exposição de artes visuais e para apresentações musicais.

O almoço self-service (ou self-selfs, como dizia minha saudosa vó) é bastante diversificado, com preços razoáveis, uma síntese contemporânea de gastronomia, uma profusão de sabores, mas com alimentos do cotidiano, sem a arrogância, o pedantismo da maioria dos chefs de hoje em dia. O nome do estabelecimento é sugestivo; Dona Chica poderia ser uma mãe, uma avó, uma vizinha, até uma baiana com o seu tabuleiro de quitutes e iguarias, alguém com o talento e o carinho para preparar ingredientes, escolher temperos, a paciência de alquimista para fazer as combinações, as misturas necessárias, para servir pratos inesquecíveis.

Quem vai para o Dona Chica é acolhido em um ambiente aconchegante, silencioso, de bom gosto na decoração, no fundo musical, na disposição dos pratos, na escrita manuscrita dos nomes das porções que cobiçamos com olhos e olfato. É conquistado na sua primeira visita, com vistas a se tornar freguês assíduo, cliente para retornar à casa trazendo mais gente.

Carneiro guisado ao vinho é uma ótima opção, acompanhada de baião-de-dois, de uma paçoca levemente apimentada, macarrão parafuso, e o resto do prato ornamentado por vegetais dos mais coloridos, rúcula com tomate seco, salada de trigo, berinjela, alface, broto de feijão (moyashi), regados a azeite com ervas como alecrim, salsinha e manjericão. As opções são muitas, que não cabem no prato de quem lá almoça uma única vez.

Aquele que saboreia a comida servida no Dona Chica sai satisfeito, alegre por ter tido a oportunidade de experimentar uma produção gastronômica inovadora, mas que tem traços caseiros presentes no nosso imaginário. Não é uma refeição para sair cheio, empachado, pesado na digestão, para "forrar o bucho", como se diz coloquialmente, mas para sentir pena ao ver o prato limpo, para ter vontade de regressar ao restaurante em outras ocasiões.

O blog Cultura Ciliar recomenda o Restaurante Dona Chica, que se localiza na Avenida da Universidade, 2475, Benfica, próximo à FEACC-UFC.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Para saber mais:
(85) 3454-1182

www.twitter.com/donachicaresto

Guia Veja Fortaleza - http://vejabrasil.abril.com.br/fortaleza/restaurantes/dona-chica-45737

Portal Tembiú - Alimento de Alma: Espaço Cultural e Restaurante Dona Chica apresenta Artes Plásticas -
http://www.oktiva.net/oktiva.net/1209/nota/160480

Nenhum comentário: