quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Marta Aurélia canta em Acústica e Movente, que estende temporada no Foyer do Theatro José de Alencar aos sábados de novembro às 20 horas










O ESPETÁCULO

A experiência de estréia do espetáculo Acústica e Movente logrou resultado positivo na relação com plateias receptivas ao repertório e performance do grupo nos sábados do mês de outubro e por isso recebeu convite do Theatro José de Alencar para continuar em cartaz nos sábados de novembro. O espetáculo é musical com uma ‘pegada’ teatral, condizente com Marta Aurélia, que é ao mesmo tempo é cantora e atriz e que, por isso mesmo, busca afinar cada vez mais a relação entre essas duas linguagens no seu trabalho artístico.



A idéia de realizar Acústica e Movente foi gestada por Marta Aurélia, paulatinamente, a partir dos encontros com Maurice Durozier ( ator da companhia francesa Thèâtre du Soleil e também músico e compositor ) e em conversas com os músicos Jorge Santa Rosa, Felipe Breier, Ivan Timbó, Erivan Sales e Rodrigo de Oliveira, com quem trabalha há mais de dois anos. Com Felipe Breier fez a experiência do Cabaret em agosto desse ano na Sala Nadir Papi Sabóia, do TJA, na companhia de Maurice Durozier e da cantora e atriz francesa Nathalie Jolie. Isso se deu por ocasião da vinda de Maurice para ministrar a oficina O Teatro é o Outro, para atores, e de Nathalie Jolie para apresentar o espetáculo musical JE NE SAIS QUOI. A afinidade artística de Marta com Durozier, que já dura mais de 20 anos, começou com teatro e incrementou-se, desde 2008, com música, sugerindo parcerias futuras.



Mais um passo significativo na direção de Acústica e Movente se deu com a viagem de Marta a Assunção, Paraguai, no final de setembro deste ano, para assistir o novo espetáculo do Hara Teatro Danza, sob a direção de Wal Mayans, que esteve em Fortaleza em junho deste ano participando do II Zona de Transição nas comemorações dos 100 anos do Theatro José de Alencar. Esse encontro em Assunção reafirmou a afinidade com a estética do grupo, cujo elenco conta com a presença de músicos profissionais e mescla música, dança e teatro nos seus espetáculos. Em conversa com a diretora do TJA, Izabel Gurgel, a idéia emergiu como realizável e então imediatamente foram feitos os contatos com o grupo de músicos locais para o início dos ensaios e produção.



Outra linha que vem costurando essa experiência parte do novelo teórico-acadêmico. Participando do LICCA – Laboratório de Investigação em Comunicação, Corpo e Arte, coordenado pelo Professor Wellington Jr., da UFC, Marta identifica em suas aspirações estéticas e em seu fazer artístico questões que são investigadas por autores estudados pelo grupo acadêmico. Uma questão que tem lhe assediado as idéias é se e o que se manifesta e como se manifesta a performance em seu fazer artístico? O título do espetáculo é, também, uma alusão aos estudos de Paul Zumthor sobre voz, instrumento principal de trabalho de Marta Aurélia, que, além de cantora e atriz, também é locutora.



Com a proposta de fazer-se no processo, Acústica e Movente transita no encontro entre música, teatro, poesia e performance, elementos que fazem parte de uma trajetória artística de mais de 20 anos de Marta Aurélia. Das várias áreas com as quais lida ( teatro, música, cinema, rádio etc ) e nas quais a voz é mediada por mesas de som e microfone, para este projeto, Marta escolhe o teatro para fazer acontecer sua performance vocal, sem mediação, a não ser a própria escuta da platéia.





A BANDA INTEIRA

Há quase dez anos a parceria com Erivan Sales ( ou Erivan Produtos do Morro, como ele prefere ser identificado atualmente ) tem gerado momentos musicais bem interessantes, como o diálogo do rap com a música dos índios Tremembé de Almofala. Rapper e produtor, Erivan montou um estúdio situado no Castelo Encantado, onde ele grava muitos rappers nacionais e de países africanos, além de artistas de muitos bairros de Fortaleza.


Há mais de dois anos trabalhando com Marta Aurélia, Jorge Santa Rosa é o diretor musical. Ele também integra outros grupos, como Syntagma, Cangapé, End of Science e Sinos do Tempo. Dependendo do projeto, Jorjão, como é chamado por todos, toca contrabaixo elétrico, acústico, violoncelo ou viola de gamba, o que demonstra a variedade de estilos com os quais trabalha, desde rock, passando pelo pop, pela música medieval, ritmos populares, MPB, lounge etc; no caso de Acústica e Movente, Jorjão concede as cordas do seu violoncelo.



Felipe Breier - que também é cantor e compositor e participa do BORA CEARÁ AUTORAL CRIATIVO -, é responsável pelo violão-base, além de contribuir com sua voz. Felipe tem participado de festivais de música pelo Brasil e tem feito parcerias com outros artistas, como Alan Mendonça.



Há menos de um ano Ivan Timbó integra o grupo com seus teclados, cavaquinho, guitarra, piano acústico e voz. Ivan, como todos, investe em seu trabalho solo e lançou recentemente o CD VOLTAS, com pegada nu jazz e lounge. Ele toca também com outros artistas e no Acústico e Movente ele troca seu piano elétrico pelo piano do Foyer do TJA, além de temperar os arranjos com cavaquinho, escaleta e voz.



Acústica e Movente conta com a participação de Marco Leonel Fukuda com seu violão a tiracolo. Ele vem se destacando no meio musical como autor e instrumentista. Lançou recentemente o CD "Nascente" (2010), o primeiro disco de sua carreira, uma produção independente de música instrumental para violão do catálogo do selo Radiadora Cultural. Sua composição CILIARES onquistou o segundo lugar no Primeiro Festival de Música da Rádio Universitária FM, na categoria Música Instrumental. Marco também é estudante de comunicação e, como Marta, participa do LICCA.



MOVENTES

Considerando que cada músico tem seu trabalho autoral, ocorre que eventualmente as agendas coincidem. O objetivo é que possíveis ausências gerem novas presenças. Ocorreu isso com a participação de Júnior Quintela, que substituiu Marco Leonel Fukuda num dos sábados de outubro; com Michel, que passou por Fortaleza antes de continuar seu giro de moto por alguns países da América do Sul, e trouxe a tiracolo seu acordeon. Também já participaram os rappers Mestre Cerebral ( Cabo Verde ) e Lil Black ( Guiné Bissau ), além de Lêni, do Castelo Encantado. Essa abertura à participação de outros músicos cria novas possibilidades sonoras na experimentação que vem sendo feita.



EQUIPE

Além dos músicos citados, a equipe se completa com: Iago ( músico iniciante que faz participação especial e filho da cantora ), Fernandes Jr. ( designer gráfico ), Fernanda Oliveira ( fotógrafa ), Cristiano Pires, Nasaré Oliveira ( make up ), Natasha Faria ( produção ), Márcia Anabel ( bilheteria ).



REALIZAÇÃO

Produção Marta Aurélia e Theatro José de Alencar



APOIO

Rádio Universitária FM, LICCA - Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte da UFC ( Wellington Jr., Marília, Artur ), Gavulino Produções ( Ives Albuquerque ) Rui Ferreira, Wilton Matos, Nasaré Oliveira, Izabel Gurgel, Natasha Faria, Cristiano Pires, Fernanda Oliveira, Márcia Anabel, Fernandes Jr., Zilma e Iago.



SERVIÇO

Temporada estendida de "Acústica e Movente"

Espetáculo cênico-musical de Marta Aurélia

Com Jorge Santa Rosa, Felipe Breier, Ivan Timbó, Marco Leonel Fukuda e Erivan Produtos do Morro
Sábados de novembro de 2010

Foyer do Theatro José de Alencar

20 horas

R$ 5,00 e R$ 10,00

Informações: 3101 2567 – 3101 2583

Fonte: Marta Aurélia - cantora, compositora, atriz, jornalista e radialista.
www.myspace.com/martaaurelia

Fotos: Fernanda Oliveira

Nenhum comentário: