segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Literatura - "Picolé de tapioca" - Honório Jaguaribe

O Blog Cultura Ciliar agora traz com exclusividade o poema "Picolé de tapioca" do poeta cearense Honório Jaguaribe, inspirado em obra musical homônima do compositor Marco Leonel Fukuda.

Picolé de tapioca

"Caminhando entre as pessoas numa hora de castigar,
É a barra do meio dia, quase agonia
De tanto andar, resolvendo problemas de grande valor
Nesta hora me lembro do gosto refrescante.
Paro um instante: Picolé de tapioca
gosto no céu da boca a espantar esse calor,
feito este chorinho que me toca,
Prazer que não se troca.

Assim digo pra você meu amor:
Picolé de tapioca...
Feito este chorinho que me toca,
Contentamento neste início de tarde.
Vou voando nesse breve pensamento, até que o picolé acabe.
Seu olhar diz pra mim, que você sabe.

Todo detalhe de uma palavra está na simplicidade dos atos,
tocando acordes e harmonia nas cordas do meu violão,
É de coração.
Doce picolé de tapioca...
feito este chorinho que me toca,
prazer que não se troca.

Vai a hora correndo assim como os apressados fatos,
eu me perdendo na doçura.
De uma música com tua formosura,
mas é algo simples do aqui e agora
bem o picolé de tapioca acabou, vou-me embora."

Honório Jaguaribe
Fortaleza, 29 de junho de 2010.


O blog Cultura Ciliar pediu devidamente a autorização do autor deste texto para publicá-lo na íntegra.

Nenhum comentário: