domingo, 13 de junho de 2010

"Nascente" no Jornal Diário do Nordeste - 13 de junho de 2010

MÚSICA

A voz de um jovem violão




MARCO LEONEL Fukuda: composições próprias, do erudito ao popular, na estreia em disco e nos concertos no foyer do TJA
13/6/2010


Com não mais que 20 anos, Marco Leonel Fukuda vem despertando aplausos com seu violão. O músico está lançando seu primeiro CD, "Nascente", e se apresenta hoje no TJA

A nascente musical cearense segue revelando novos - e promissores - nomes. Enquanto nosso Estado ainda se ressente de mais opções de formação musical e de políticas públicas que apontem de modo perene para esse objetivo, novas gerações de instrumentistas, intérpretes e compositores mostram a cara. No compasso do possível, tanto no aprendizado quanto na busca de um maior contato com o público, jovens artistas vêm procurando seu espaço. E, dando de ombros para o velho discurso das dificuldades, registrando sua obra.

É o caso de Marco Leonel Fukuda, violonista que está lançando seu CD de estreia, "Nascente". Nascido no Japão, de pai japonês e mãe mineira, Marco veio muito jovem para o Brasil, tendo crescido na capital federal. Em 2006, aportou em Fortaleza, já trazendo a tiracolo cinco anos de estudo de música, e se maravilhou com as múltiplas referências musicais da cidade, embebidas das cores da cultura nordestina, mas envernizadas por diálogos universais. Não tardou a fazer amizade com colegas de música, como o novo "pessoal" que mais recentemente vem tocando o Bora! - Movimento Ceará Criativo, ao qual integrou seu violão.

"Aprendi tocando tanto popular quanto erudito. João Pernambuco, Dilermando Reis foram grandes influências", aponta o jovem instrumentista, que frequentou espaços como o Clube do Choro, de Brasília, e pode ser visto na Internet relendo clássicos como "Sons de carrilhões". Mas mostra um leque musical que vai bem além da seara chorona, reunindo no disco, integralmente formado por composições do próprio violonista, temas de forma e inspiração mais erudita, como nas faixas em violão solo que abrem o trabalho: "Aurora", "Equinócio", "Nascente" e "Poente", na sequência com "Serenata em noite clara", destacando mais as harmonias que as melodias.

O disco, porém, logo toma o rumo do popular, presente nas criações de Marco sobre referências rítmicas de gêneros como o choro, o baião e o frevo. Os tempos ternários também estão presentes, em "Valsa de retalhos" e "Rapaz, pede valsa" - de título espirituoso, como "Baião manso" e "Picolé de tapioca". "É uma imagem bem cearense, de uma iguaria da culinária daqui. Gosto de títulos assim, que não apenas numerem as músicas, mas tenham uma relação com uma poética, despertem o interesse do ouvinte", comenta.

Reunindo músicos como temas compostos entre 2008 e 2009, o disco registra o desenvolvimento do instrumentista em sua vivência em Fortaleza - marcada por várias apresentações no Theatro José de Alencar, que ganhou um presente de Marco. "Compus a música ´Jornada´ especialmente em homenagem ao TJA. É uma quadrilha, e o teatro faz aniversário em junho. Ela mostra minha relação de gratidão, de afeto com o TJA, que foi muito importante pra minha formação como artista, mas também como plateia", destaca, dizendo-se a favor da humildade como alicerce para o artista.

"É que nem motorista e pedestre: é só uma questão de posição", compara. "Muitas vezes, no seu egocentrismo, artistas esquecem que também são público. E música é comunicação. Penso muito, quando estou tocando e também pela profissão que escolhi, em como a democratização da cultura é importante", reflete o ex-estudante de Direito, hoje aluno de Jornalismo. Que já teve na plateia de um de seus concertos o veterano violonista Nonato Luiz, de quem ganhou uma bênção em forma de texto para o CD.

"Eu toquei uma música dele, ´Um dia, um sonho´. Foi muito especial tocar na presença do compositor", recorda o violonista, que também já cantou, no Coral da UFC, mas é convicto na opção pelo instrumento. "O coral foi uma experiência boa, mas não gosto da minha voz. Prefiro a voz do meu violão". Soando com entusiasmo e talento.

CD

Nascente
Marco Leonel Fukuda

2010
Radiadora Cultural
15 faixas
R$ 10,00

O disco tem concertos de lançamento hoje e no dia 27 deste mês, sempre às 16h, no foyer do Theatro José de Alencar. O trabalho do violonista também pode ser ouvido no MySpace.


DALWTON MOURA
REPÓRTER

fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=799449

Nenhum comentário: