sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ceará Autoral Criativo no Mercado dos Pinhões

Na noite do dia 3 de junho de 2010, aconteceu mais um evento do coletivo Ceará Autoral Criativo, que reúne compositores e intérpretes da nova música produzida no Ceará atualmente. Após temporada de maio no Passeio Público, o Ceará Autoral Criativo se aprestentou em pleno feriado no Mercado dos Pinhões em Fortaleza.

O cerimonial ficou a cargo do escritor, ator e músico Plínio Renan, que anunciou todas as atrações da noite. O poeta e compositor Alan Mendonça foi o mediador de um bate-papo que antecedeu as apresentações musicais sobre o tema "Música Cearense, sua história e sua atualidade - becos, veredas, caminhos". Pedro Rogério, professor do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Fortaleza, trouxe válidas reflexões acerca da música autoral local, compartilhando a experiência adquirida com a sua dissertação de mestrado sobre o Pessoal do Ceará, a geração de Fagner, Fausto Nilo, Belchior, Ednardo, entre outros, que surgiu no final da década de 1970 no meio universitário. A maestrina Izaíra Silvino, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC - Campus Cariri, também foi convidada para falar da música cearense, dividir sua admirável sabedoria de uma vida inteira dedicada às artes e à cultura, e sua fala foi acompanhada pelo poético badalar dos sinos da igreja Santa Luzia, que simbolicamente celebrava a beleza daquele momento. Alan Mendonça arrematou o debate comentando sobre o atual momento da música local neste início de século XXI, as novas perspectivas de uma coletividade de artistas cearenses que busca a liberdade criativa, a articulação em rede, a interação entre várias tendências e linguagens musicais.

É necessário refletirmos sobre o aprendizado de ser artista e em outro momento logo a seguir, descer do palco-pedestal, e ser plateia, apreciador dos trabalhos de colegas de profissão, de carreira artística. E foi justamente o que demonstraram na prática aqueles que se apresentaram assim que o breve bate-papo terminou.

A noite contou com apresentações dos grupos Bora!, Marcos Paulo Leão e Janaína Braga, Encontros Casuais, Aparecida Silvino, Joyce Custódio, Wilton Matos e Ibadã Brasil, que presentearam o público com música de alta qualidade e refinamento, de grande vigor estético e diversidade, produzida localmente, aberta ao diálogo e à democrática fruição da coletividade. O público que compareceu foi mais numeroso que o presente nos domingos de maio no Passeio Público, o que alegrou os artistas e confirmou o trabalho persistente do Ceará Autoral Criativo com apresentações em espaços públicos como praças e centros culturais.

Foram divulgados convites da agenda de junho, entre eles: o lançamento do CD "Nascente" do violonista e compositor Marco Leonel Fukuda no próximo domingo, dia 6 de junho, às 16h, no foyer do Centenário Theatro José de Alencar; e a apresentação do espetáculo "Minha alma sem fronteiras" de Wilton Matos, na sexta-feira da próxima semana, dia 11 de junho, 20h, no SESC Iracema.

Para mais informações: www.cearaautoralcriativo.blogspot.com

Nenhum comentário: