domingo, 30 de maio de 2010

Bora! Ceará Autoral Criativo no Passeio Público

O coletivo de artistas do Ceará Autoral Criativo realizou nos dias 23 e 30 de maio de 2010 dois ensaios abertos ao lado do quiosque do Passeio Público de Fortaleza. O local, que, após ser reformado, volta a ser gradualmente frequentado pela classe artística da capital cearense, mostrou ser um lugar agradável e bastante apropriado para o encontro da nova música produzida no Ceará. A brisa leve do final de tarde não deixou de marcar presença, como também a sempre bem-vinda sombra do bicentenário baobá. É mais um espaço público que clama por mais programação cultural acessível, que anseia pela ocupação dos artistas e cidadãos de Fortaleza, cidade que, definitivamente, não se reduz apenas à orla marítima, ao litoral tomado pela especulação imobiliária.

No dia 23, apresentaram-se o grupo 4 de Cada, Aparecida Silvino e Edinho Villas-Boas. E no dia 30, foi a vez do grupo Encontros Casuais, de Joyce Custódio e de Wilton Matos juntamente com o coletivo de percussionistas Ibadã Brasil.

Foram duas apresentações memoráveis e bastante enriquecedoras, que buscam, além de reunir a nova safra de compositores cearenses, resgatar o Passeio Público como lugar de encontro, de efervescência cultural, de divulgação e do compartilhamento da produção contemporânea e independente da música local. Foram duas deliciosas tardes de domingo de muita arte e cultura a alimentar o espírito daqueles que compareceram e presitigiaram a talentosa juventude cearense dividindo o palco, presenteando os ouvidos da gente com música de alta qualidade, a maioria saindo quentinha do forno, integrando um considerável repertório de composições inéditas.

O movimento Bora! Ceará Autoral Criativo é uma das promessas de renovação da música no Ceará. Talvez o nosso Estado esteja passando por um momento de grande atividade artística e cultural como passaram Pernambuco com os movimentos Armorial e Manguebeat, a Bahia com seus múltiplos artistas, Jorge Amado, a família Caymmi, os tropicalistas Caetano, Gil e Tom Zé, Minas Gerais com o Clube da Esquina, entre outros. Da geração do Pessoal do Ceará, de Fagner, Belchior, Fausto Nilo e cia, de apadrinhados artísticos e políticos, percebemos um grande hiato, uma descontinuidade e um certo distanciamento até a geração atual, emergente na cena musical, que não precisa mais migrar para Rio-São Paulo para realizar os seus trabalhos artísticos, e está batalhando por espaços, buscando a articulação, o fortalecimento e a valorização dos artistas. O Ceará confirma a contemporânea tendência de descentralização da produção cultural. Essa música produzida localmente oferece possibilidades de se abrir para maiores voos e diálogos com outras linguagens artísticas, com a produção oriunda de outras regiões brasileiras, comprometida com discussões relevantes de políticas públicas culturais, formação de plateia e circulação de espetáculos.

No próximo dia 3 de junho de 2010, feriado de Corpus Christi, haverá uma outra oportunidade para conferir os trabalhos do Ceará Autoral Criativo, às 19h30 no Mercado dos Pinhões em Fortaleza, entrada franca, pela democratização do acesso à arte e à cultura.

Para mais informações, acesse: www.cearaautoralcriativo.blogspot.com

Nenhum comentário: