segunda-feira, 24 de maio de 2010

Artes Visuais - 61° Salão de Abril - "Qual o lugar da arte?"

Em Fortaleza, entre os dias 16 de abril a 30 de maio de 2010, ocorre a sexagésima primeira edição do Salão de Abril, a mais tradicional mostra das artes visuais na capital cearense. O evento neste ano volta a ser realizado no mês de abril, como explicitamente sugere o seu título. Em 2009, as inscrições para os trabalhos é que começaram em abril para a exposição que ocorreu de fato nos meses de setembro e outubro.

Em 2010, retoma-se o tema "Qual o lugar da arte?" como ponto de partida e núcleo de organização para os trabalhos temporariamente expostos na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’Eu, 560, antigo Mercado Central, entre a Praça dos Leões e a Catedral Metropolitana), incluindo um circuito expositivo a céu aberto com intervenções artísticas urbanas e performances no Passeio Público e nas ruas Major Facundo e Senador Alencar. As obras, apresentadas das mais variadas maneiras, de suportes tradicionais como pintura, desenho, escultura e fotografia, até instalações, intervenções urbanas, performances, objetos e vídeos, dialogam entre si, para saírem do espaço conservador, elitista, sisudo da galeria de arte e ocuparem as ruas, as praças, os espaços públicos, com olhares poéticos, questionadores acerca do cotidiano, da realização criativa do homem e da sua expressão intelectual. Ao discutirmos o lugar da arte, como propõe o Salão de Abril, devemos refletir sobre quais os papéis exercidos pela atividade artística na contemporaneidade, sobre o atendimento das demandas estéticas da sociedade, o retorno dos impostos pagos pelos cidadãos revertidos em ações culturais abrangentes e eficazes por parte do poder público, as novas percepções sobre o espaço urbano e a presença humana, a interação do coletivo com a cidade, a formação da cultura e o ambiente natural. A exposição surpreende pela rica diversidade dos trabalhos, com propostas bastante criativas como construções a partir de caixas de fósforo, fotografias retratando a radiação solar ao longo de um dia, a projeção de uma cena de sapateado em mini-telas em outras caixas de fósforo penduradas, obras ressaltando aspectos oníricos, dos sonhos, a exploração de múltiplas texturas, abordagens de cores, a utilização de materiais inusitados. A visitação pública é gratuita, de terça-feira a sábado, de 9h às 18h.

A Comissão de Seleção e Curadoria do 61° Salão de Abril foi composta por Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora e professora titular da PUC-SP; Jacqueline Medeiros, coordenadora do núcleo de artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB-CE) e Ivo Mesquita, diretor da Pinacoteca de São Paulo.

Entre 405 inscritos representantes de 19 estados brasileiros, foram selecionados 30 trabalhos para a mostra de 2010. Para cada selecionado, dentre eles seis artistas cearenses, a SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza) reservou um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5 mil.

O artista cearense Jared Domício, autor do trabalho "Arquivo de Horizontes - impressão digital" foi premiado com uma Bolsa de Incentivo à Formação de R$10 mil para realizar atividades como treinamentos, residências, capacitações como parte integrante da programação artística.

Os artistas Elciclei Araújo (PA), Íris Helena (PB) e Thiago Primo (RJ) receberam títulos de menção honrosa pelos seus trabalhos no 61° Salão de Abril, que contou ainda com textos de apresentação assinados pela artista plástica Maíra Ortins, coordenadora de artes visuais da SECULTFOR e coordenadora-geral do evento, e Fátima Mesquita, secretária municipal de cultura de Fortaleza.

Para quem ainda não prestigiou o 61° Salão de Abril, a exposição segue até o final desta semana no centro da cidade, com trabalhos representativos da produção brasileira atual de arte contemporânea em suas várias facetas e tendências.

No segundo semestre deste ano, precisamente no mês de setembro, haverá uma exposição especial das seis décadas de realização do Salão de Abril no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza. Essa exposição fará uma preciosa retrospectiva histórica partindo das primeiras edições do Salão de Abril na década de 1940 até o início da segunda década do século XXI.

Para mais informações, acessem: www.salaodeabrilfortaleza.com.br

Nenhum comentário: