domingo, 25 de abril de 2010

Literatura: O Grito - por Marília Passos

O blog Cultura Ciliar traz "O grito", belíssimo texto de Marília Passos, jovem escritora cearense, uma das novas revelações da literatura brasileira contemporânea, que publica periodicamente seus trabalhos no blog Do infinito impreciso - www.impreciosismos.blogspot.com. Confiram:

O grito

"O violino não toca sozinho. E, na sala, permanece intocado no armário, enquanto espera nada distraído o desenlace das cordas.
Está tenso, apesar de inerte; está sujo, muito embora tivesse o som limpo como poucos. E ali continua onde a menina o havia deixado, tanto tempo tinha que já andava mulher. Antes a menina e o violino; hoje a Izabel e o sozinho, a Izabel e o mocinho, mas ele, ele próprio já não lhe figurava entre os amigos. Permanecido, esquecido qual lembrança antiiiga, remota, talvez morta, até, e Izabel entra e sai da sua casa. Entre saias e vestidos, esquecera o seu amigo.
Ele, enquanto isso, relembra canções calado, colado à parede do armário, torcendo pelo dia em que ela o abra e ele lhe caia aos braços. Ele precisa falar, está preso de tantas frases no corpo, gritantes, quase ousa mesmo gritar. Não grita não porque não pode, mas por medo de a acordar.
Ela dorme.
Ele foge do silêncio torturante... Ela nem nota.
Até que, um dia, o sobrinho da Izabel-mulher brincando pela casa resolve abrir o armário. Tão extasiado o violino, salta aos braços sem saber de quem. O menino, assustado, corre de pronto.
E o violino, ao cair, quebrar-se as montes, ouve mal a mal o grito da outrora-menina, ouve mal porque se concentra, feliz, no canto que tanto queria.

cantou o seu som inteiro, no baque do chão
e desenlaçar das cordas."

A autora Marília Passos concedeu autorização ao blog Cultura Ciliar para a publicação integral deste texto.

Nenhum comentário: